Category Archives: Mercado de Trabalho

O programa Students to Business oferece capacitação gratuita para estudantes utilizando tecnologias Microsoft

Foram prorrogadas até 15 de maio as inscrições para o Students to Business (S2B Minas). Podem participar estudantes do ensino médio, da graduação e da pós-graduação regulamente matriculados em instituições de ensino. Neste semestre o programa acontece em vários campi e unidades da PUC Minas.
O Programa S2B em Belo Horizonte é uma iniciativa da Microsoft e PUC Minas em parceria com empresas da região cujo objetivo é possibilitar que estudantes desenvolvam suas competências e habilidades em áreas específicas de TI, aproximando-os do mercado de trabalho. O programa está organizado em três etapas, com carga-horária aproximada de 90 a 100 horas.
As inscrições são abertas a estudantes de quaisquer cursos. A convocação dos inscritos para o “aulão” será de 3 a 7 de junho. A capacitação é feita em três fases, sendo a última o desenvolvimento do projeto, que será analisado posteriormente pela banca. A formatura está prevista para julho.
As inscrições devem ser feitas pela internet no s2bminas.com.br

Semana de Entretenimento, Jogos e Animação

Acontece de 4 a 7 de outubro a VI Semana de Entretenimento, Jogos e Animação realizada pelo curso de Jogos Digitais.

Entre os temas abordados está a acessibilidade em jogos digitais. A palestra apresenta as experiências relativas à viabilização do acesso aos jogos digitais às parcelas da população com algum tipo de deficiência, seja ela cognitiva, sensorial ou motora. Em especial, os desafios gerados pelas deficiências, seu impacto na experiência de jogo e formas propostas por desenvolvedores de jogos e pesquisadores para mitigar esses problemas.

Em grande expansão no mercado, as trilhas sonoras produzidas para jogos são temas da palestra A Ascensão da GameMusic no Brasil, ministrada pelo produtor, compositor e Sound Designer Leandro Nascimento Abreu. O evento faz um resgate das referências históricas musicais e apresenta bandas responsáveis por produções e as oportunidades de negócio da área.

Confira a programação completa da VI Seja.

Oportunidade de capacitação gratuita na área de Tecnologia da Informação

A PUC Minas e o Centro de Inovação Microsoft oferecem a partir de setembro o programa Students to Business (S2B), voltado para estudantes de ensino médio e superior.

O Students to Business é uma iniciativa da Microsoft, parceiros Microsoft e as principais universidades do país com o objetivo de capacitar estudantes nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), e oferecer oportunidades de emprego.

O programa (S2B) tem por objetivo aproximar estudantes de oportunidades de trabalho nas carreiras de Tecnologia de Informação, oferecendo capacitações nas áreas de nas áreas de Desenvolvimento WEB/ASP.NET, Desenvolvimento Windows Form, Desenvolvimento Silverlight/WPF ou Desenvolvimento Sharepoint. As inscrições serão abertas no próximo dia 20/08 e vão até o dia 19/09 pelo site: www.programaS2B.com.br.

Local do Students to Business:

As capacitações acontecem na unidade São Gabriel da PUC Minas (Rua Walter Ianni, 255 – bairro São Gabriel), onde está instalado o Centro de Inovação Microsoft – MIC BH. O núcleo é uma parceria entre a PUC Minas, a Microsoft e a empresa de tecnologia da informação BHS e tem o objetivo de fomentar o uso de tecnologias de ponta pelas empresas da região e oferecer capacitação profissional, além de estimular a indústria local de software.

Curso de Administração realiza seminário, dia 26 de maio, sobre mercado de trabalho e carreira

O Curso de Administração da PUC Minas no São Gabriel realizará, dia 26 de maio, o Seminário Núcleo de Carreiras. O evento acontecerá na sala Multimeios 31 (bloco I), das 19h às 20h40, e direciona-se a todos os alunos do curso.  

Marcos Souza, psicólogo atuante na área de consultoria de recursos, ministrará palestra intitulada O que o mercado espera de você?, e  Elisângela Tavares Santos Lima, administradora, professora, consultora e especialista em engenharia ambiental, falará sobre O administrador e o mercado de trabalho. A professora Meny Aparecida da Silva Ribas, coordenadora do colegiado do Curso de Administração da unidade, será responsável pela abertura do seminário. De acordo com o organizador do evento, professor Marconi Martins de Laia, o objetivo é mostrar para os alunos o que o mercado de trabalho tem pedido para os novos ingressos e ensinar mais sobre as carreiras que se pode seguir.

PUC Aberta: evento será nesta quarta, 4 de maio, no Teatro, com feira dos cursos de graduação

A PUC Minas no São Gabriel receberá, no dia 4 de maio, alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas interessados em conhecer a estrutura da Universidade e os cursos de graduação na unidade oferecidos. O evento acontecerá no Teatro (prédio E), nos turnos da tarde, a partir das 13h, e da noite, a partir das 18h.

 Nesta edição, pela primeira vez será realizada uma feira dos 11 cursos de graduação ofertados e das áreas de extensão e Pastoral na Universidade, com o objetivo de que o visitante conheça as diversas profissões e atividades desenvolvidas, auxiliando-o na escolha profissional. 

 O curso de Administração realizará visita ao laboratório da Empresa Simulada; os de Jornalismo e Publicidade e Propaganda farão também visitas aos laboratórios de vídeo, áudio e fotografia; os interessados da área de Direito farão visita ao Serviço de Assistência Judiciária (SAJ); e o curso de Psicologia realizará uma oficina de Projeto de Vida e Escolha Profissional.  Os alunos do ensino médio serão recepcionados no Teatro com uma apresentação institucional e, no turno da tarde, poderão assistir à peça Chupa essa Manga, encenada pelo grupo teatral Filhos da PUC, uma promoção da Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac).     São ofertados na unidade os cursos de graduação em Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Computação, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação, Tecnologia em Jogos Digitais e Tecnologia em Produção Multimídia.  As inscrições dos interessados devem ser feitas diretamente nas escolas ou por meio do e.mail ac.sg@pucminas.br , informando nome completo, instituição, telefones, e.mail, qual turno deseja participar e qual curso tem interesse.  Endereço da PUC Minas no São Gabriel: Rua Walter Ianni, 255 – São Gabriel.  Outras informações: (31) 3439-5212, 5252 ou 5250.

Boas notícias para os Administradores de Empresas

Matéria publicada no caderno de Negócios do jornal Diário do Comércio destacou o Administrador de Empresas como um dos profissionais mais procurados pelo mercado brasileiro atualmente. O aquecimento da economia tem feito com que as empresas busquem cada vez mais a contratação de profissionais capacitados nessa área.

A profissão oferece possibilidades de atuação em diversas áreas como Recursos Humanos, Marketing e Finanças. Diante desse cenário, a possibilidade de construir uma carreira de sucesso vem atraindo os estudantes para a graduação em Administração.

A matéria também destacou o curso de Administração da PUC Minas, única universidade privada de Minas Gerais que recebeu avaliação cinco estrelas no Guia do Estudante 2010.

Clique aqui 
para ler a matéria na íntegra.

Profissão de administrador oferece grande leque de atuação

Um profissional multitarefas, flexível e dinâmico. Esse é o perfil do administrador, que pode atuar em uma empresa nas mais variadas áreas como marketing, recursos humanos, finanças, logística, planejamento, dentre outras.

Diante dessa flexibilidade de atuação as oportunidades de emprego são muitas. O administrador é um profissional requisitado em todos os tipos de organizações: de multinacionais a microempresas, passando por órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos.

Com a responsabilidade de tomar decisões e definir os objetivos da empresa através do planejamento de recursos financeiros, materiais e humanos, o administrador também pode abrir seu próprio negócio. Observa-se um número cada vez maior de jovens empreendedores que colocam esse projeto em prática quando terminam o curso, que geralmente tem duração de quatro anos.

“Ninguém fica desempregado. É um curso que tem absorção”, afirmou a diretora da Faculdade de Administração e Finanças (FAF) da UERJ, Adriana Lana Ramos, em uma matéria veiculada no caderno Megazine do Jornal O Globo RJ.

Clique aqui para ler a matéria completa.

Cinco finalistas na etapa mineira do Desafio Brasil 2010 sediada pela PUC Minas

No último dia 23 de agosto, a PUC Minas no São Gabriel sediou a etapa regional mineira do Desafio Brasil 2010, quinta edição do evento em que empreendedores e suas startups (empresas nascentes que estão no processo de implementação e organização das suas operações) competiram entre si apresentando projetos inovadores de tecnologia em geral para uma banca de jurados composta por investidores, consultores e empreendedores.

Essa foi a primeira edição do evento que foi dividida por etapas em várias regiões do Brasil. As startups classificadas em cada uma delas participarão da final nacional do evento que ocorrerá nos dias 17 e 18 de setembro, em São Paulo.

Das nove startups que concorreram na etapa mineira, cinco se classificaram. Duas delas empataram em primeiro lugar na classificação: Anuncie lá, um projeto de um site de mercado de redes sociais sem intermediação e sem taxas adicionais, onde pessoas compram de quem confiam, e Tatem, um projeto de soluções integradas para a gestão de fundos e carteiras de investimento, cobrindo aspectos de inteligência, operação, gestão de risco, compliance, administração e projeção de carteiras.

O professor Sandro Jerônimo de Almeida, coordenador do evento e do MIC-BH (Centro de Inovação da Microsoft de Belo Horizonte), diz que o desafio é uma grande oportunidade, já que as empresas nascentes muitas vezes têm dificuldade. “É um momento em que as startups podem ter maior visibilidade e, consequentemente, possibilidades de investimento, já que elas se relacionam com muitos profissionais experientes durante todo o processo”, diz.
 Confira o vídeo mostrando o que aconteceu durante o evento! 

Na primeira foto abaixo, os participantes do evento na sala multimeios 30 do bloco I, e na segunda foto, os jurados em destaque.

desafio-brasil-2010.JPG    jurados.JPG

                                         

Mais informações sobre o evento no www.desafiobrasil2010.com.

Procura por profissionais da área de jogos crescerá nos próximos anos

O mercado mundial de jogos eletrônicos vem crescendo rapidamente nos últimos anos e, com isso, a procura por profissionais especializados da área também.

Uma matéria publicada na revista Você S/A destacou as profissões que vão ganhar projeção nos próximos anos. Dentre elas está a de desenvolvedor de games, profissão de sonho para muitas pessoas que gostam de jogos eletrônicos.

O mercado nacional também cresce e empresas brasileiras já procuram por profissionais especializados em design, criação e direção de games, áreas que não existiam há pouco tempo.

Clique aqui para ler a matéria completa.

A PUC Minas no São Gabriel oferece o Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais. Com duração de 2 anos e meio, ele objetiva formar um profissional capaz de desenvolver e avaliar jogos digitais em 2D e 3D.

Programas de Trainee promovem rápido crescimento profissional

Quem não deseja dar grandes saltos na carreira profissional num curto espaço de tempo? O mercado de trabalho é acirrado, mas existem maneiras de largar com vantagem nessa competição. Uma delas são os programas de Trainee oferecidos por diversas empresas no Brasil.

Uma matéria divulgada na revista Exame aborda sobre a importância desse processo de seleção, que é uma grande oportunidade para jovens recém-formados ou que estão formando.

A concorrência é maior que a do vestibular mas os atrativos são muitos:  salários iniciais entre R$3.700,00 e R$4.500,00 e garantia de assumir cargos de liderança ao final do treinamento.

Clique aqui para ler a matéria completa.