Category Archives: Cerimonial de Formaturas

Reunião com as Comissões de Formatura

No dia 25 de fevereiro, quarta-feira, acontece a primeira reunião das comissões de formatura das turmas com colação de grau prevista para o 1º semestre de 2015. Na reunião, os formandos recebem orientações gerais sobre as solenidades e os procedimentos para a solenidade de colação de grau durante o semestre.

A reunião acontece na sala Multimeios 31, prédio I, em dois horários: às 12h20 e às 18h.

Aberto requerimento para os formandos do 1º semestre de 2015

Os alunos com previsão de formatura para o 1º semestre de 2015, devem ficar atentos ao Requerimento de Formatura disponível no SGA. O prazo para o requerimento é até o dia 20 de abril.

Requerimento de formatura

A partir de 2 de fevereiro os alunos com previsão de formatura para o 1º semestre de 2015 devem preencher o requerimento de formaturas através do Sistema de Gestão Acadêmica (SGA).

O prazo para requerimento dos alunos com formatura prevista para o 1º semestre de 2015 será até 20 de abril. O formulário de requerimento deve ser preenchido pelo Sistema de Gestão Acadêmica (SGA). É necessário imprimir o documento, anexar cópia da carteira de identidade e certidão de nascimento e entregar na Secretaria Acadêmica até a data final do requerimento.

O formando pode optar por um dos formatos de colação de grau: sessão solene e ato acadêmico. A Sessão Solene de Colação de Grau é a cerimônia na qual os formandos colam grau com sua turma, utilizam a beca, capelo e recebem o canudo simbólico. Para participar desta solenidade o aluno deverá pagar a taxa de Despesas com Cerimonial. O valor da taxa é de R$ 150. Para o pagamento até 23 de março o valor da taxa com desconto é de R$ 120.

Já para o ato acadêmico não é necessário o pagamento das Despesas com Cerimonial e a solenidade é realizada em data, horário e local a serem definidos e divulgados. Os formandos não utilizam a beca ou capelo e devem utilizar trajes mais sociais, condizentes com a solenidade (Esporte Fino). Nesta cerimônia, não há entrega do canudo simbólico e o poderá vir acompanhado de, no máximo, 2 (dois) convidados.

Atenção: os formandos que já tenham feito o requerimento e recolhido a taxa de formatura em semestres anteriores, precisam fazer o requerimento de formatura neste semestre e entregar a documentação. Nesse caso, não será necessário pagar novamente o valor referente às despesas com cerimonial, bastando apenas anexar cópia do comprovante de pagamento ao novo requerimento de formatura

Novo site reúne informações sobre formaturas

formaturas

A Secretaria de Comunicação da Universidade lançou site, no endereço www.pucminas.br/formaturas, sobre as atividades desenvolvidas pelo Setor de Formaturas relativas às colações de grau. Os alunos poderão encontrar nesse espaço informações sobre o ato acadêmico interno, sobre a sessão solene, bem como as datas e os documentos necessários para agendá-la. Os estudantes podem encontrar também notícias e eventos relacionados à formatura e um manual da colação de grau, que oferece todos os subsídios necessários aos alunos e às comissões de formatura. Na página, também estão disponibilizados os contatos dos setores de formaturas, localizados nas respectivas Assessorias de Comunicação dos campi e unidades, responsáveis pela organização do evento. Acesse: www.pucminas.br/formaturas e saiba mais.

Abertura do agendamento de formaturas das turmas que colam grau em 2º 2015

formaturas

Começa no dia 4 de setembro de 2013, às 9h, o prazo de agendamento de formaturas para as turmas com previsão de formatura no 2º semestre de 2015.
O período de realização das solenidades será de 10 a 19 de dezembro e de 16 a 27 de fevereiro de 2016. As solenidades realizadas no mês de fevereiro acontecerão somente aos sábados. Em 6 de fevereiro de 2016 não serão serão agendadas formaturas em virtude do Carnaval.
Antes de agendar a solenidade de Colação de Grau, a Comissão de Formatura deverá ter conhecimento das orientações do Manual de Colação de Grau para o Formando e a Comissão de Formatura, também disponível no SGA-aluno|Documentos|Setor de Formaturas.
No São Gabriel, as formaturas acontecem sempre no Teatro da unidade, no prédio E.

O agendamento de formaturas dos cursos da unidade São Gabriel é presencial é feito pela Assessoria de Comunicação da unidade, no prédio H, de segunda à sexta – feira de 9h as 18h30. 

Informações: 3439.5252.

Pagamento fora do prazo da taxa para despesas com cerimonial

Os alunos que perderam o prazo para o pagamento do boleto impresso via web, referente à taxa de despesas com o cerimonial podem pagar a taxa na Divisão Financeira da Unidade até o dia 30 de maio de 2013, com novo valor, R$120,00. Esta taxa é solicitada apenas para alunos que optaram por participar da sessão solene de colação de grau.

Para os futuros formandos que optaram pelo Ato Acadêmico, destinado aos que não participam das sessões solenes, não há custos. Neste caso, a data, horário e local serão definidos e divulgados pela Universidade, posteriormente.

Obs.: mesmo já tendo feito o requerimento e recolhido a taxa de formatura anteriormente, o provável formando deverá requerer a formatura. Nesse caso, não será necessário pagar novamente o valor referente às despesas com cerimonial, bastando apenas anexar cópia do comprovante de pagamento ao novo requerimento de formatura.

Confira o quadro completo de informações.

Última semana para a entrega do Requerimento de Formatura

Os alunos concluintes de curso do 1° semestre de 2013 têm até o dia 28 de fevereiro de 2013 para entregarem o requerimento de formatura devidamente impresso e preenchido na Secretaria Acadêmica, no prédio H, junto com uma cópia da Carteira de Identidade e da Certidão de Nascimento.

Para os alunos que desejam participar da sessão solene de colação de grau, o prazo para o pagamento do boleto impresso via web referente à taxa de despesas com o Cerimonial é até 1º de março, no valor de R$100,00.

Caso o aluno opte pelo Ato Acadêmico, destinado aos formandos que não participam das sessões solenes, não há custos. Neste caso, a data, horário e local serão definidos e divulgados pela Universidade.

Para pedir o seu Requerimento acesse: SGA-Alunos/ Serviços Acadêmicos/ Requerimento de Formatura.

Mais informações sobre o requerimento de formatura – Secretaria Acadêmica: 3439.5244

Datas importantes para formandos presenciais do 1°semestre de 2013

A Assessoria de Comunicação da PUC Minas no São Gabriel divulga as principais atividades e informações importantes aos formandos presenciais do 1º semestre de 2013.

Os formandos devem ficar atentos à primeira atividade, que acontece no dia 28 de fevereiro.

É importante que todos os formandos façam a leitura do Manual do Formando e das Comissões, disponível no SGA aluno/Documentos/Cerimonial de Formaturas.

Os cursos que ainda não agendaram a solenidade podem procurar a Assessoria de Comunicação, no prédio H. O atendimento para formatura é das 8h às 17h30 (às terças e sextas-feiras) e das 8h às 18h30 (às segundas, quartas e quintas-feiras.

Confira o quadro com todas as datas importantes para os formandos de cursos presenciais, a data do Ato Acadêmico e as sessões solenes já agendadas,
todos referente ao 1º. 2013.

Requerimento de formatura para o 1°/2013 começa nesta segunda, dia 4

A partir do dia 4 de fevereiro de 2013 está disponível, através do SGA, o requerimento de formatura para os alunos concluintes de curso do 1° semestre de 2013.

O documento, devidamente preenchido e impresso, deve ser entregue na Secretaria Acadêmica, no prédio H, com uma cópia da Carteira de Identidade e Certidão de Nascimento até o dia 28 de fevereiro.

Para os alunos que desejam participar da sessão solene de colação de grau, o prazo para o pagamento do boleto impresso via web, referente à taxa de despesas com o cerimonial, é até 1º de março, no valor de R$100,00.
A partir do dia 5 de março, o boleto pode ser pago na Divisão Financeira da Unidade até o dia 30 de maio, com novo valor, R$120,00.

Caso o aluno opte pelo Ato Acadêmico, destinado aos formandos que não participam das sessões solenes, não há custos. Neste caso, a data, horário e local serão definidos e divulgados pela Universidade, posteriormente.

Para pedir o seu Requerimento, acesse: SGA-Alunos/ Serviços Acadêmicos/ Requerimento de Formatura.

Mais informações sobre o requerimento de formatura – Secretaria Acadêmica: 3439.5244.

Obs.: mesmo já tendo feito o requerimento e recolhido a taxa de formatura anteriormente, o provável formando deverá requerer a formatura. Nesse caso, não será necessário pagar novamente o valor referente às despesas com cerimonial, bastando apenas anexar cópia do comprovante de pagamento ao novo requerimento de formatura.

Confira o quadro completo de informações.

Divulgados os horários dos ensaios de formatura para as sessões solenes do 2.2012 dos cursos presenciais da Unidade São Gabriel

Os ensaios das turmas que colam grau no 2º semestre de 2012 estão agendados para 11 de dezembro, no Teatro da PUC  Minas no São Gabriel, conforme tabela anteriormente divulgada.

Segue, abaixo, a divulgação dos horários do ensaio específico para cada turma, de acordo com a distribuição dos cerimoniais externos.

Além das orientações específicas a respeito da solenidade, também serão distribuídos os convites individuais para as sessões solenes. Qualquer dúvida, favor entrar em contato com o cerimonial externo responsável pela colação da turma.

Confira o horário do seu ensaio, de acordo com o seu curso e turno.

  • 18h às 18h50 – Via Essencial

Administração | Noite
Direito | Tarde
Engenharia de Computação | Manhã
Psicologia | Manhã

  • 18h50 às 19h40 – Via Essencial

Comunicação Social | Noite
Ciências Contábeis
Psicologia | Noite

  • 19h40 às 20h30 – Consul                         

Administração| Manhã
Ciências Atuariais
Sistemas de Informação | Manhã
Sistemas de Informação | Noite

  • 20h30 às 21h20 – Arte Festa

Comunicação Social | Manhã
Direito | Manhã
Direito | Noite