Ranking do jornal Estado de Minas aponta PUC Minas como a marca mais prestigiada em ensino superior privado

A marca PUC Minas é a mais prestigiada do Estado no segmento educação superior privada, de acordo com a terceira edição de ranking promovido pelo jornal Estado de Minas e divulgado dia 29 de novembro. Esta área foi, pela primeira vez, incluída na pesquisa. Entre segmentos diferentes, a marca PUC Minas figura ainda entre as dez mais prestigiadas do Estado. Também é a única instituição de ensino superior entre 45 marcas mais prestigiadas em Minas Gerais.

Metodologia

A pesquisa do Estado de Minas foi realizada pelo Grupo Troiano de Branding, uma das principais empresas de análise e desenvolvimento de marcas do País, com o apoio da Ideia Comunicação Empresarial. De 72 empresas avaliadas pelos entrevistados, 40 estão sediadas em Minas e 32 atuam no estado, mas não são originárias dele. O estudo foi realizado em setembro e outubro com 3.362 pessoas, de ambos os sexos, entre 18 e 64 anos e em diferentes faixas de renda, em amostra proporcional distribuída por toda Minas Gerais.

Pela internet, os participantes foram expostos a 72 marcas corporativas, escolhidas a partir do ranking da revista Exame – Melhores e Maiores 2012 e do jornal Valor Econômico – 1.000 Maiores Empresas 2012, e ainda rankings setoriais.

Além dos números relativos ao desempenho econômico-financeiro constantes nos dois levantamentos, foi levado em conta o critério de visibilidade dessas marcas em 11 segmentos analisados pelo estudo.

Cada entrevistado pôde avaliar as marcas em seis atributos relacionados à reputação e ao prestígio das empresas como qualidade dos produtos e serviços, admiração e confiança, responsabilidade social e ambiental, capacidade de inovação, história e evolução e ambiente de trabalho.

Após indicar a corporação que mais se identificava com cada uma das seis dimensões, o entrevistado apontou qual era, em sua visão, a importância relativa de cada um dos atributos para determinar a reputação de uma empresa. Tal medida gerou os pesos para o cálculo do índice de prestígio e reputação de marcas corporativas, utilizado para distribuir as marcas num ranking.

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