Alunos se mobilizam para recolher doações

Na manhã do último dia 19, a Pastoral na Universidade e um grupo de oito alunas do 3º e 4º períodos do curso de Psicologia estiveram no Abrigo São Paulo para entregar a mantimentos arrecadados em  um trabalho acadêmico realizado pela coordenação do curso que incentiva a ação solidária. Além da ação da Psicologia, os mantimentos também foram recolhidos pela Universidade pelo curso de Sistemas de Informação durante palestra ocorrida no dia 18.

Durante a visita, as estudantes puderam conhecer o local e conversar com os moradores e coordenadores do abrigo. “Esta visita fez com que eu me sentisse melhor como pessoa e percebesse a importância da doação. Poder doar, mesmo que seja em pouca quantidade, faz com que eu me sinta feliz por ajudar pessoas tão necessitadas”, afirma Daniela Gomes, estudante do 4º período de Psicologia.

Localizado na região noroeste de Belo Horizonte, próximo à PUC Minas, o abrigo é uma das instituições de caridade assistidas pela Pastoral na Universidade há vários semestres durante a campanha de Solidariedade e outras ações. O local atende a adultos e crianças moradores de rua que buscam auxílio. Por noite, horário de maior procura, chega a receber 200 pessoas, que se alimentam, tomam banho e dormem no abrigo.  Há, também, pessoas que moram no local de maneira provisória. Segundo a supervisora do abrigo Tânia Palhares Costa, pessoas com problemas de saúde ou envolvimento com drogas, abandonadas pela família, são amparadas pela instituição e recebem acompanhamento até que possam seguir uma rotina de vida normal.

“As doações feitas a instituições, como o Abrigo São Paulo, são de vital importância para estas entidades,  extremamente carentes e que recebem  uma grande quantidade de pessoas a serem auxiliadas”, afirma frei Mário Taurino, coordenador da Pastoral na Universidade da unidade São Gabriel.

Qualquer grupo de alunos, seja por iniciativa própria ou por meio de ações promovidas por professores, pode procurar a Pastoral na Universidade para o intermedio  de doações e para conhecer as instituições a serem beneficiadas. A Pastoral funciona  no prédio H, sala 109, nos horários de 8h às 12h e de 13h às 19h.

Alunas do curso de Psicologia e frei Mário Taurino, em visita ao Abrigo São Paulo

Comments are closed.