Inclusão digital: Projeto irá habilitar jovens a trabalhar no setor de Jogos Digitais

Foi assinado nesta terça-feira, durante cerimônia no Palácio da Liberdade, o acordo de cooperação para criação do núcleo Inove do projeto Plug Minas. O núcleo, destinado a estudantes de escolas públicas estaduais, atuará na formação e na experimentação digital em Game Design, Programação e Arte 2D. O objetivo do novo curso é desenvolver nos participantes habilidades e competências que facilitem a entrada no mercado de trabalho. Anualmente serão selecionados 500 jovens, entre 15 e 24 anos, originados de escolas públicas estaduais de Belo Horizonte e Sabará.  A idéia é que, participando de oficinas e de práticas em laboratórios, o jovem tenha adquirido competências para atuar na área de Jogos Digitais.

Para o Reitor da PUC Minas, Professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, as atividades do Inove irão, além de habilitar os jovens em ferramentas tecnológicas, é uma oportunidade única na vida destes jovens para inserção social e no mercado de trabalho. “O Governo do Estado de Minas Gerais ficou conhecido pelo chamado choque de gestão. Mas é importante a importância da pessoa humana sempre como referência de ação governamental”. Em seu discurso, o governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves, destacou a importância da parceria com instituições do porte da PUC Minas e da Usiminas. “Este projeto é construído através das relações de confiança. A PUC Minas é o que temos de mais expressivo e referenciado para aqueles que tiveram orgulho de ser aluno. É a referência do que existe de melhor em graduação no Estado de Minas Gerais”, afirmou o governador. “Não há nada mais confortador do que ver iniciativas como estas se transformando em oportunidades para milhares de jovens”.

O Plug Minas

O Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital é um espaço voltado para a formação e o aperfeiçoamento educacional-profissional do jovem e para a ampliação de oportunidades de inclusão produtiva por meio da cultura digital e das artes. Constituído por diversos núcleos, o Plug Minas oferece atividades de formação e experimentação nas áreas da arte e da tecnologia. A segunda etapa de seleção dos estudantes participantes já começou e dentro de 20 dias o núcleo começará suas atividades.

Parceria amplia o programa Plug Minas

Veja matéria publicada pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

PUC Minas firma parceria com o governo do Estado e a Usiminas para capacitar jovens

Minas Gerais tem curso de capacitação em games – Uol

Parceria cria maior projeto de inclusão digital do país