Confira os Anais da SCAP e da Iniciação Científica – 2015

Durante o evento de abertura da VIII Semana de Ciência, Arte e Política aconteceu o lançamento dos Anais da SCAP 2015 e Anais de Iniciação Científica, também referente à Semana de Iniciação Científica de 2015. Você pode conferir as publicações nos links a seguir.

Anais da Semana de Ciência, Arte e Política 2015

Anais da Iniciação Científica 2015 – ISBN: 978-85-8239-031-3

Vagas abertas para monitoria no MIDLAB

O MID (Laboratório de Jornalismo Multimídia) está com vagas abertas de monitoria voluntárias e remuneradas. Para participar basta ser aluno de jornalismo, preencher e enviar o formulário abaixo até o dia 8 de agosto.

Formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe1vsz7Ij6zCDkQaoel_THdJadf4N8oQuGiegwaaNdnPnygoA/viewform?c=0&w=1

Fique atento! Caso seja pré-selecionado, receberá um e-mail informando o horário da sua entrevista. O resultado final da seleção será divulgado na página do MID no Facebook (fb.com/midlabSG);

Reunião de Talentos

A Pastoral PUC Minas São Gabriel convida os artistas que fizeram cadastro de talentos no 1º semestre de 2016 para uma reunião, no dia 17 de agosto, às 20h30 na sala multimeios 30 – prédio I. Cadastraram-se alunos do turno da noite, alguns funcionários e professores que de alguma forma trabalham com arte (música, poesia, teatro etc…). O intuito do encontro é conhecer melhor os artistas e juntos chegar a um formato para a realização de eventos na PUC Minas São Gabriel.
Artistas que ainda não se cadastraram e que tenham interesse de fazer parte do projeto podem procurar a secretaria da Pastoral Universitária no prédio D, das 8h às 12h e das 13h às 21h.

AVISO

O Ambulatório está funcionando temporariamente no 1º andar do bloco D, com entrada ao lado da capela. A mudança se deve à reforma na sala dos professores do prédio J, que funciona ao lado do Ambulatório e que está produzindo muito barulho e poeira.

O ambulatório funciona como serviço de pronto atendimento, consultas clínicas agendadas para aquisição de atestado para estágio e avaliação de solicitação de Regime Especial de Estudo.

Horário de missas atualizado

A partir da semana do dia 8 as missas na Capela do Centro de Espiritualidade Jesus Mestre serão nos seguintes horários:

Terças-feiras: 8h30 e 18h30

Quartas-feiras- 18h30

Quintas-feiras – 18h30

Sextas-feiras – 8h30

Estudo bíblico com professores: quintas-feiras, às 18h.

Informações pelo telefone: (31) 3439.5220

Inscrições abertas para submissão de trabalhos e de oficinas para o XI Seminário de Extensão da PUC Minas 2016

No dia 15 e 16 de setembro, no campus Coração Eucarístico acontecerá o XI Seminário de Extensão Universitária da PUC Minas, cujo tema é Ética e Sustentabilidade: compromisso da extensão universitária. As demais unidades e campi da PUC Minas também terão atividades locais do XI Seminário de Extensão. Para o Coração Eucarístico, alunos, professores e funcionários da Universidade podem submeter propostas de oficinas, até 9 de agosto, e de trabalhos técnicos, até 21 de agosto.

As Oficinas são atividades para formação e troca de conhecimentos sobre diferentes assuntos e temáticas de interesse da comunidade acadêmica e externa, tendo como elo norteador as questões éticas e da sustentabilidade da sociedade contemporânea. Com duração máxima de 2h30, as oficinas poderão ser propostas por alunos (estas necessariamente devem ser supervisionadas por professores), funcionários e professores da PUC Minas, mediante Chamada de Oficinas. As propostas deverão ser encaminhadas pelo link https://form.jotformz.com/61924110783655, até o dia 9 de agosto, e serão analisadas pela Comissão de Organização Geral do XI Seminário de Extensão. O resultado das oficinas selecionadas será divulgado no dia 12 de agosto.

Os Grupos de Trabalhos serão espaços para o compartilhamento de conhecimento, socialização de experiências e de debates entre extensionistas, pesquisadores e demais integrantes da comunidade acadêmica e da comunidade externa, acerca do tema do evento. Os interessados em apresentar trabalhos no XI Seminário de Extensão deverão submetê-los por meio do link https://form.jotformz.com/61756082511655, após a leitura atenta da Chamada de Trabalhos. Poderão ser submetidos os seguintes tipos de trabalhos: programas de extensão; projetos de extensão; práticas curriculares de extensão; práticas de gestão da extensão; e projetos de pesquisa extensionista. O resultado dos trabalhos selecionados para apresentação na PUC Minas Coração Eucarístico será divulgado no dia 31 de agosto.

 

Os trabalhos submetidos deverão ser alinhados a um dos oito Grupo de trabalho (GT) previstos:

  1. a)            GT1: Ética, sustentabilidade e meio ambiente
  2. b)           GT2: Ética, sustentabilidade e saúde
  3. c)            GT3: Ética, sustentabilidade e direitos sociais e humanos
  4. d)           GT4: Ética e sustentabilidade no trabalho e nas organizações
  5. e)           GT5: Ética, sustentabilidade e tecnologias
  6. f)            GT6: Ética, sustentabilidade e educação
  7. g)           GT7: Ética, sustentabilidade e o urbano
  8. h)           GT8: Ética, sustentabilidade, comunicação, cultura e artes

 

Para mais informações, ligue (31)3319-4558, ou envie um e-mail para proexassessoria@pucminas.br.

 

Alunos da PUC Minas conquistam o terceiro lugar na Imagine Cup 2016

A equipe Tower Up, formada por estudantes dos cursos de Tecnologia em Jogos Digitais e de Sistemas de Informação da PUC Minas, conquistou o terceiro lugar na categoria Games na etapa mundial da Imagine Cup 2016, a copa do mundo de tecnologia da Microsoft, que chegou à sua 14ª edição. O grupo de Belo Horizonte participou da competição com o game “O Sonho de Jequi”, um jogo de aventura que tem como principal objetivo desenvolver um trabalho social e de valorização da região do Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais carentes do Brasil.

Os estudantes Alessandra Faria de Castro, Érico Grasso, Ramon Coelho de Souza e Daniel Sanabria, concorreram com outros nove times e foram premiados com cinco mil dólares. Para a classificação para a fase final, a equipe disputou a vaga com mais de 1.600 estudantes na fase nacional.

Sandro Jerônimo, professor do Curso de Jogos Digitais e mentor da equipe, explicou que os grupos foram avaliados por uma banca formada pelos jurados Lindsay Grace, da American University, Meagan Malone, da Unity Technologies, Paul Toprac, da University of Texas at Austin, e Kiki Wolfkill, da Microsoft Halo Transmedia. O jogo, segundo o professor Sandro, foi avaliado nos critérios diversão, viabilidade do modelo de negócio, inovação e técnica. “ Foi sensacional a participação dos alunos na final mundial da Imagine Cup. Temos o melhor jogo do ocidente e o terceiro melhor jogo do mundo. É um resultado inspirador para todos os estudantes da Universidade. Eles passam a ter certeza que podem ir longe”, afirmou o docente. Segundo ele, o primeiro e o segundo lugar da categoria “Games” ficaram com equipes asiáticas.

Uma das normas da competição é que os participantes estivessem matriculados em uma instituição de ensino entre 1° de janeiro de 2015 e 31 de julho de 2016. Na equipe Tower Up, três dos membros concluíram recentemente a graduação no Curso de Jogos Digitais e um deles está no último ano do Curso de Sistemas de Informação na Universidade.

Recém-formado em Jogos Digitais pela PUC Minas, Érico Grasso demonstrou animação e desejo de dar prosseguimento ao projeto. “O sentimento é muito bom. Ficar com o 3º melhor jogo do mundo é incrível. Agora, o ‘Sonho de Jequi’ não pode morrer. Essa etapa pode abrir portas para o projeto”, afirmou em entrevista ao portal Uol Educação.

Sonho de Jequi

Voltado para crianças de 5 a 10 anos, o jogo demorou cerca de um ano para ficar pronto e tem cenários característicos do Vale do Jequitinhonha. A arte 3D do game foi pintada em aquarela pelos próprios integrantes da equipe e usa como referência o artesanato da região. Já a trilha sonora é do artista Rubinho do Vale. No game, o jogador tem a oportunidade de conhecer o Vale do Jequitinhonha com o personagem Jequi e seu objetivo é coletar água, já que a seca é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos moradores da região.

Ao final de cada fase do game educativo é apresentada uma tela com a realidade do Jequitinhonha e o jogador tem a opção de fazer uma doação em dinheiro para ajudar as pessoas que vivem nas zonas áridas de Minas Gerais. A ideia é que os recursos sejam destinados para a criação de cisternas de água e apoiar a ONG Cáritas Diocesana Araçuaí.

Para download do jogo, clique nos links abaixo:

iOS:

https://itunes.apple.com/br/app/sonho-de-jequi/id1126980762?mt=8

Android:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.TowerUpStudios.SonhodeJequi

Cursos gratuitos de informática, manutenção de computadores e inglês

A PUC Minas, por meio do Projeto Beira Linha e em parceria com Pró-reitoria de Extensão (Proex) e a Pastoral Universitária da Unidade São Gabriel, está com inscrições abertas, até 12 de agosto, para cursos gratuitos de qualificação em Informática Básica, Manutenção de Computadores, Inglês Básico e Inglês Intermediário. O requisito é possuir o 4º ano do ensino básico. Para Informática Básica, Inglês Básico e Inglês Intermediário, os interessados devem ter idade a partir de 13 anos; e para Manutenção de Computadores, a partir de 16 anos.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente na Pastoral da Unidade (rua Walter Ianni, 255, prédio D), das 8h às 20h30, portando CPF, carteira de identidade e comprovante de endereço. Os cursos terão início em 16 de agosto e término em 11 de outubro. As vagas são limitadas.

Para Informática Básica, são duas turmas, de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 15h30 ou das 17h às 19h; para Manutenção de Computadores, segunda a quinta-feira, das 17h às 19h; para Inglês Básico, às terças, quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h; e para Inglês Intermediário, às segundas e quintas-feiras, das 14h às 17h.

 

Outras informações: (31) 3439-5220.

Login aos computadores da PUC Minas será unificado

O Centro de Recursos Computacionais (CRC) informa que a partir do segundo semestre o acesso aos computadores do laboratório de informática será unificado em seus campus da capital. Em 2017 esta unificação será expandida para outras localidades e, futuramente, a mesma senha também será utilizada para validar o acesso à rede wifi. O acesso deixará de ser a matrícula e passará a ser o código de pessoa, que já é utilizado na biblioteca e fica atrás da carteirinha estudantil.

Para se informar a respeito do código de pessoa você pode:

– Acessar o SGA Alunos, selecionar o menu Cadastros -> Atualização Cadastral,  e visualizar o código de pessoa que será exibido em frente ao nome do aluno;

– Acessar o link http://sgl.icei.pucminas.br/recuperar-senha e visualizar a opção “Como identificar o meu login?”.

Para obter a senha, acesse o link http://sgl.icei.pucminas.br/recuperar-senha ou procure o Centro de Recursos Computacionais (CRC) localizado no 2º andar do Bloco J.

Escola de Teatro PUC Minas apresenta 31ª Mostra de Trabalhos

A partir do dia 23 de junho a Escola de Teatro PUC Minas apresentará a 31ª Mostra de Trabalhos de Final de Curso.

 Os espetáculos serão apresentados às 20h30 no Espaço Cultural da Escola de Teatro PUC Minas, campus Coração Eucarístico, prédio 20, acesso 9 pela Av. 31 de Março.  O ingresso será 1 kg de alimento não perecível. As senhas serão distribuídas às 19h (sujeito à lotação). Mais informações pelo telefone (31) 3319-4015.

*exceto o espetáculo “A Última Virgem Por Nós”, que será apresentado ao ar livre e não haverá distribuição de senhas.

 Segue a programação:

 

 

QUATRO PERNAS BOM!_foto Catarina PaulinoQUATRO PERNAS BOM! 

Livre adaptação da obra A REVOLUÇÃO DOS BICHOS, de George Orweel + Susan Bassnett e André lefevere +Christopher Hitchens

Direção e dramaturgia: Cynthia Paulino

APRESENTAÇÕES: 23, 24 e 25 de junho – 20h30

Classificação etária: 12 anos

 

 

 

CADA UM NO SEU LUGAR

A partir da obra “Terror e Miséria do Terceiro Reich”, de Bertolt Brecht.

CADA UM NO SEU LUGAR_foto Catarina Paulino

Brecht vivia na Dinamarca quando escreveu esta sensível obra sobre a política de terror instaurada por Adolf Hitler na Alemanha. Mesmo à distância, o genial dramaturgo alemão transformou em poesia desconcertante toda a carga de racismo e antissemitismo que caracterizam este regime fascista. As notícias esparsas recebidas da resistência deram a tônica de sua criação. As personagens carregam o peso da dúvida sobre o que realmente virá. O tempo é permeado por gritos sufocados, silêncios forçados, movimentos artificiais, dores psicológicas inimagináveis e uma descrença no ser humano. A esperança, palavra-chave que emerge em momentos assim, suplanta a atuação e impregna parte dos atuantes de hoje para muito além de uma breve estória.

Direção: Luiz Arthur

APRESENTAÇÕES: 30 de junho,   1 e 2 de julho – 20h30

Classificação etária: 12 anos

 

 

A ÚLTIMA VIRGEM POR NÓS_foto Catarina PaulinoA ÚLTIMA VIRGEM POR NÓS

A filha mais nova é a única esperança que o Seu Noronha, contínuo da Câmara dos Deputados, tem de ver uma de suas filhas casada. Para preservar a pureza da menina e financiar o futuro casamento, suas quatro irmãs se prostituem. Mas uma revelação inesperada será um “golpe” que estilhaçará a imagem que a família se esforçava para sustentar.  A peça de formatura é baseada na obra “Os Sete gatinhos” de Nelson Rodrigues, estreada em outubro de 1958.

Dramaturgia: Nelson Rodrigues

Direção: Amaury Borges

APRESENTAÇÕES: 7, 8 e 9 de julho de novembro – 20h30

Classificação etária: 16 anos

*espetáculo apresentado ao ar livre, não haverá distribuição de senhas.

  ESCOLA DE TEATRO PUC MINAS

Av. Dom José Gaspar, 500 – Coração Eucarístico (acesso 9 pela Av. 31 de março)

Informações: (31) 3319-4015|escoladeteatro@pucminas.br |www.pucminas.br/escoladeteatro